quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ANNA MARCOLINA SINTONIZA STELLA MCCARTNEY


Uma explicação do conceito "exclusividade" e o que ele representa hoje no mercado da Moda segundo a minha visão particular

A maioria das mulheres, e homens também, pensam em se sentirem únicos, diferentes e especiais. Baseado nesses efêmeros sentimentos, o homem necessita expressar esse seu desejo de uma forma prática e palpável. As viagens, comidas, perfumes e roupas, dentre outros componentes que dizem claramente quem somos e aquilo em que acreditamos, traduzem o universo desse ser que precisa se destacar e suprir sentimentos de auto valorização e inserção social.

Traduzindo isso para roupa, vemos uma procura incessante pelo novo e exclusivo. Essas palavras são ferramentas essenciais no dia a dia de um vendedor de loja.

Os criadores e produtores de moda visam atender com perícia clientes que exigem essa exclusividade nos quesitos qualidade, criatividade e bem estar.

Na roupa pronta isso se traduz através de tecidos com toques quase mágicos, que respiram na hora certa, são confortáveis, bonitos e não se deformam facilmente. Em valores agregados temos estampas e acabamentos pensados e produzidos também com a finalidade de criar uma peça com DNA próprio e extremamente particular.

Para se chegar, num processo criativo, em roupas com características exclusivas e particulares é necessário muito pesquisa e conhecimento de causa. A maioria dos estilistas precisam ser conhecedores desse universo e definirem temas interessantes e inteligentes para obterem bons resultados na concepção de uma coleção que muitas vezes pode chegar em números altos de peças (300 a 1.000pçs/ por coleção).

Para essa coleção de Anna Marcolina Verão 2011 eu pesquisei na Literatura de Câmara Cascudo o tem qua aborda a gastronomia Potiguar ligada a técnica de estampar frutas em panos de pratos. O resultado foi uma estampa com frutas típicas do RN com destaque especial para as romãs, carambolas, jambo rosa, goiabas, cajus e pitombas.

Além disso criei acabamentos com renda renascença, crochê e bordados manuais diversos. Esse acabamentos e processos de finalização das peças me permitem uma peça única com características próprias e bem definidas. Longe, bem longe de parecerem cópias de alguma outra peça esbarramos numa coisa chamada consciente coletivo. Coincidentemente esse consciente coletivo me atingiu nessa coleção mostrando uma estilista no outro lado do mundo com uma base fundamentada e criada bem próxima a minha. A coleção Verão 2011 de Stella McCartney se parece muito com a de Anna Marcolina com estampa também de frutas tropicais diagramadas da mesma forma e com simililaridade inclusive nas cores..

Isso mostra também que até essa exclusividade estudada é sujeita a ser alterada por fatores naturais decorrentes do que hoje chamamos de globalização on line.